Coaching Empresarial

Você sabia que o operário pode matar o seu negócio?

VSegundo Michael Gerber, no livro “O Mito do Empreendedor”, todo empresário é dotado de três personalidades: o empreendedor, o gerente e o operário.

Imagine aquela pessoa que está insatisfeita com o emprego atual, seja com seu salário, com a falta de reconhecimento ou outro motivo qualquer. Essa pessoa vai acumulando fatos insatisfatórios, até o momento em que ela afirma “Chega! Não vou mais ser empregado, vou trabalhar por conta!”. Então, essa pessoa é possuída por uma coragem incrível, ela tem um surto de empreendedorismo, que a faz abrir o seu próprio negócio.

E tudo vai bem, trabalha 12 horas por dia, afinal, não tem mais um chefe. Agora ele é o cara, agora ele é um empreendedor, o empresário, o chefão, o poderoso e está caminhando para realizar seus sonhos. Trabalha motivado e focado no futuro, cheio de planos e projetos. Contrata gente e vai prosperando, até que um dia o telefone toca. É o gerente do banco informando que a conta está estourada e, como desgraça não vem só, também liga o principal fornecedor cobrando uma conta, que fora negligenciada. Para ajudar, os funcionários não funcionam como ele esperava, não fazem as tarefas como deveriam, não se comprometem e não vestem a camiseta da empresa.

Ele se vê diante de problemas que não foram previstos. O empreendedor não gosta de resolver problemas, o que ele quer é planejar e focar no futuro, traçar planos e fazer acontecer. Então, aquela personalidade empreendedora que teve um surto de empreendedorismo, o abandona dando lugar a personalidade do gerente.

O gerente é aquela personalidade que quando vê problema quer resolver, quer organizar, padronizar e reestruturar. Mas ele não foi treinado para ser gerente e, para resolver tudo rapidamente, deixar as contas em dia, corrigir os erros de seus funcionários, gerenciar não é suficiente. É preciso pôr a mão na massa, trabalhar duro e fazer o trabalho que era para outras pessoas terem feito. O gerente não gosta de executar, então, a personalidade do gerente vai embora.

Agora quem está no comando é a personalidade do operário. O operário gosta de trabalhar, gosta de fazer tarefas repetitivas, gosta de pôr a “mão na massa”, o que o deixa muito confortável, afinal, ele foi treinado para isso a vida inteira, na faculdade ele aprendeu a ser um ótimo executor e sempre acreditou que o sucesso vinha do suor de seu trabalho.

A personalidade operária acha que ninguém faz o trabalho melhor do que ele. Sendo assim, ele não treina, pois treinar é perder tempo. O operário é preguiçoso, não gosta de pensar no futuro, não gosta de fazer planos e pensar como evoluir sua empresa, o que ele foca é no presente, nas tarefas e nos prazos. O operário não gosta de gerenciar ou de delegar, tampouco de liderar pessoas. O resto é sempre negligenciado.

Uma empresa comandada por um dono operário não cresce e não prospera. Um dono de empresa operário vira um escravo de seu negócio, trabalha mais que todos e não tira férias, apenas alguns dias de folga, normalmente emendando feriadão. E fica o tempo todo em contato com colaboradores, clientes e fornecedores.

Operário no comando de uma empresa cria dependência, se o dono não está, alguma coisa não funciona como deveria. Mas, por uma incrível razão, esse operário aceita essa realidade e não faz nada para mudar. Ele trabalha muito, vai para casa tarde, dorme tarde, não tem um sono de qualidade, pois pensa nos problemas que deverá resolver no próximo dia. E se ele ficar doente, como ficará a empresa? Se ele quiser viajar por um longo período, como fará? Esse empresário conseguirá se aposentar? E se ele vier a faltar, quem assumirá a empresa? Como ficará sua família?

Quando o empreendedor assume as rédeas do negócio, ele multiplica o seu pensamento, seus braços e sua força de trabalho. Ele supervisiona e sabe que tudo vai funcionar como deve ser. Sabe que cada pessoa de sua equipe segue o campeonato, porque faz sentido para eles. Sabe que pode crescer, pois este crescimento é sustentável e pode acontecer com facilidade. A realidade de inúmeras empresas é assim.

Mas como conseguir tudo isso? Existe um método para isso e você também pode aprender.

Nós da Line Coaching transformamos empresas e vidas!

E você? É empreendedor, gerente ou operário?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.