Coaching Empresarial

Você se conhece o suficiente para liderar uma equipe?

Quando abrimos uma empresa, ela é a realização de um grande sonho. Mas dependendo de que rumo tomamos com ela, pode também se tornar nosso maior pesadelo.

Uma empresa é formada por pessoas, processos e diretrizes que regem como agir, para onde as informações que ela gera e o trabalho que ela faz devem seguir e o resultado final que precisa ser atingido.

Tudo isso precisa ser orquestrado de forma harmoniosa para que todas as partes interessadas (empresários, funcionários, clientes e fornecedores) fiquem satisfeitos e tenham orgulho de fazer parte desta empresa.

Quando uma das partes falha, todas as outras saem perdendo. Nunca vai refletir apenas no trabalho daquela pessoa.

Mas como fazer para que tudo funcione assim, de forma harmoniosa, então? Isso tem a ver com liderança.

O líder não é apenas a pessoa que motiva e coordena o trabalho, ele também precisa fazer com que os processos funcionem e se encaixem, pois desta forma vai atingir seu objetivo. E treinar, treinar, treinar sempre.

O líder precisa gostar de pessoas e entender dos mais diversos perfis. O líder positivo, alegre, que sabe onde quer chegar, é aquele que as pessoas realmente gostam de seguir.

Já ouvi muitas vezes que é difícil lidar com as pessoas. Em alguns casos realmente fica difícil, quando o líder não sabe lidar nem com ele próprio. Não conhece sua missão de vida, não sabe o que está fazendo com sua própria empresa. Ele simplesmente passa o dia trabalhando, alguns dias simplesmente “correndo atrás do rabo”, sem chegar a lugar algum.

Cada um de nós precisa conhecer-se para só então poder chegar a uma liderança efetiva junto à equipe.

Vou passar cinco dicas de como se auto-conhecer:

  1. Equilíbrio de horários: A agenda pode ajudar bastante a organizar o que precisa ser feito e quando;
  2. Análise de habilidades: Quando percebemos o que sabemos e o que não sabemos, podemos nos cercar de pessoas que podem suprir o que falta ou procurar o conhecimento necessário;
  3. Tempo para a família: A partir do momento que dedicamos um tempo para nossa família, o trabalho passa a ser mais prazeroso e começamos a ter um porque trabalhar;
  4. Equilíbrio das emoções: Muitas vezes temos rompantes de raiva ou de calar-nos quando precisamos falar. Quando começamos a conscientizar o que causa estes sentimentos, quando entendemos o que estamos sentindo, começamos aprender a trabalhar nossas emoções e sermos pessoas melhores.
  5. Alimentação adequada e atividades físicas: Quando estamos com fome ou com alimentação desregrada, desgastados pelo stress sem praticar alguma atividade física que equilibre nossas energias, até nossas decisões começam a ficar desequilibradas. Regulando estes dois itens, passamos a ter mais energia para realizar nossas atividades de trabalho com maior empenho.

Mas o que auto-conhecimento tem a ver com liderar uma equipe? Vou explicar em cinco passos:

  1. Gestão de tempo: Quando o líder tem uma agenda que funciona, sabe lidar melhor com seu tempo, ensinando isso também para os seus liderados.
  2. Gestão de competências: Quando o líder conhece suas competências e habilidades, ele passa a perceber também as das pessoas que compõem sua equipe, podendo destinar as pessoas certas para os cargos adequados.
  3. Gestão de prioridades: Quando o líder prioriza o que é mais importante, como sua família, vai saber respeitar o que é importante também para sua equipe, fazendo com que os valores sejam compreendidos e as pessoas tenham seus sonhos realizados.
  4. Gestão de emoções: Quando o líder compreende suas próprias emoções, pode também entender e saber lidar com situações de sua equipe, com tranquilidade e assertividade, pois sabe o que fazer.
  5. Gestão de stress: Quando o líder possui energia adequada e uma forma de dar vazão ao stress, ele pode ajudar à equipe fazer o mesmo. Ninguém trabalha bem com fome ou numa equipe zangada. Fica bem mais fácil em um grupo que se ajuda e trabalha com objetivos comuns.

Desta forma, auto-conhecimento é imprescindível para líderes que querem ter sucesso com suas equipes. Todo mundo ganha: a empresa, os clientes, os fornecedores e a sociedade.

E você se conhece o suficiente para liderar uma equipe?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.